A Secretaria Municipal de Contagem – Seduc firmou contrato com a empresa MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A. para a prestação de serviços de conservação, limpeza e outros nas escolas municipais, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. Os trabalhos da empresa iniciaram na terça-feira (16/8).
O contrato foi assinado em agosto e o valor previsto é de R$ 60 milhões a serem investidos ao longo de um ano, com acesso democrático às vagas públicas de trabalho, destacando a transparência na administração pública, com ética, modernidade e eficiência.
O contrato com a antiga empresa de prestação de serviços encerrou-se em 15 de agosto e não foi renovado.
Contratações
Todos os profissionais contratados pela MGS para a prestação de serviço ao município de Contagem e à Secretaria de Educação são realizados via Processo Seletivo Simplificado – PSS, aberto à participação de todos interessados. Sempre que necessário realizar novas contratações será mantido o formato de PSS, aberto e transparente.
Foram contratados profissionais para atuarem na Educação em diversas funções, seja para limpeza, como carregador, entregador, almoxarife, artífices ou capineiros, inclusive com previsão, em algumas funções, para atuarem nas unidades de ensino aos fins de semana.
Limpeza
Um diferencial do contrato com a MGS é um novo padrão para os serviços de limpeza. Se no contrato anterior a empresa fazia apenas a cessão de mão de obra, conforme quantitativo determinado pela Seduc, que também era responsável pelo fornecimento do material de limpeza, agora, a MGS fica responsável por entregar e manter todos os locais limpos.
Desta forma, a empresa é responsável por fornecer todos os insumos (materiais e equipamentos) necessários (aliviando o caixa-escolar das escolas). Também compete à MGS disponibilizar o quantitativo de profissionais necessários para a entrega do serviço.
Atualmente, os equipamentos da Rede Municipal de Ensino somam mais de 364 mil metros quadrados, sendo aproximadamente 180 mil m² de área interna e 184 mil m² de áreas externas.
Artífices
Foram contratados 32 artífices, profissionais com múltiplas competências que serão responsáveis por realizar manutenções preventivas de todas unidades escolares, na Secretaria de Educação e no Almoxarifado.
Os serviços são variados e vão desde troca de lâmpadas e tomadas até serviços hidráulicos e elétricos, desentupimento de calhas outras necessidades do dia a dia das escolas, buscando o conforto e melhorias estruturais de todos os ambientes.
Capineiros
Uma das grandes demandas das escolas é quanto à capina das unidades. O novo contrato com a MSG prevê o serviço de capina que será organizado com base nas demandas de cada escola. O serviço não terá impacto nos caixas escolares e será considerada, inclusive a sazonalidade e os impactos das chuvas.
Portaria
O serviço de portaria prevê a contratação de profissionais que atuarão em regime de 12x36 horas para todas as unidades municipais. Desta forma, fica previsto o atendimento noturno e aos finais de semana, com maior qualidade e segurança à comunidade escolar.